Mg 5714
Nossa história

Nosso colégio foi fundado em 1870 pelo francês Aleixo Vicente Vulrod e surgiu em uma Uruguaiana ainda em formação. Vulrod iniciou suas atividades lecionando em residências particulares, atendendo filhos de militares e descendentes franceses. Desde o começo, foi pioneiro ao ser a primeira escola mista da cidade, reunindo meninos e meninas em um mesmo espaço.

 

No início do século XX, a direção passou para missionários da Igreja Metodista Episcopal do Sul dos EUA, consolidando os valores cristãos que ainda guiam a instituição. Ao longo dos anos, o Colégio ofereceu diversos cursos, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com modalidades como Clássico, Científico, Técnico em Contabilidade e Magistério, até chegar à estrutura educacional atual.

 

Nas últimas décadas, nós adaptamos o projeto pedagógico para equilibrar tradição e inovação. Em 2025, ao integrar o Grupo Raiz Educação, fortalece sua missão de formar lideranças na fronteira gaúcha, com infraestrutura moderna, programa bilíngue e ações socioemocionais pautadas em valores éticos e cristãos.

Nossa missão

Oferecer uma educação inovadora e de excelência, capaz de transformar realidades e contribuir para a formação integral do ser humano, fundamentada em valores éticos e cristãos.

Nossa visão

Ser reconhecida como uma instituição comprometida com a educação de qualidade e a formação integral do ser humano, promovendo um aprendizado que inspire a transformação social e esteja alicerçado em valores éticos e cristãos.

Nosso hino

Nosso União

 

Mocidade sorridente,

Aprendei com muito amor,

As lições que ternamente

Vos ensina o professor.

Voluntários, valorosos,

Consagrai de coração

Vossos dias mais ditosos

À grandeza da nação.

 

Coro

Valorosos nós seremos

E com tão nobre intenção,

Mais e mais elevaremos

Nossa pátria e nosso União.

 

Do colégio o nome honrado,

Levai todos nas ações

E, por isso com cuidado,

Respeita-lhe as tradições.

Sede nobre, sede unidos,

Resistindo a todo o mal:

Sereis fortes, destemidos,

Na conquista do ideal.

 

Letra: Adolfo Schlottfeldt

Música: Izabel Sócias Schlottfeldt

Arranjo: José Sucassas Junior